8.10.12

Produção de Moda - A importância da pesquisa de moda

Olá meninas, hoje venho estrear mais uma nova tag, o nome dela é Produção de moda, como vocês todas sabem, eu faço curso técnico de produção de moda no Instituto Federal de Santa Catarina, estou no segundo módulo, e nesta disciplina é necessário que criemos um blog, para postar nossas atividades, então eu aproveitei e resolvi não criar um blog só para esta disciplina, mais usar o Beleza em Foco e informar ainda mais as minhas leitoras sobre as novidades do mundo da moda. Você sabe porque a pesquisa de moda é tão importante no mundo da moda?


"É fundamental saber para onde estou criando e para quem vou criar"
Carla Marcondes

Hoje em dia muito se fala sobre as pesquisas de moda, porém pouco conhecer a real finalidade dela. Um bom designer/produtor de moda não pode apenas saber desenhar, mas deve ter também algumas habilidades especiais, uma delas é saber fazer uma boa pesquisa de moda, se a pesquisa é bem feita, ela dá certeza ao estilista de que ele não terá fracasso na sua criação/coleção.Moda não é só criatividade e modelagem. O próprio processo criativo, em qualquer área, é resultado de muita pesquisa. Para quem não sabe existem seis tipos de pesquisa, são elas:

  • Pesquisa de Comportamento - È aquela em que se acompanha os hábitos de consumo do público-alvo, seus interesses atuais.
  • Pesquisa de Mercado - Estilos e preços praticados pela concorrência, produtos direcionados ao mesmo público-alvo.
  • Pesquisa de Tendências - Procura temas de inspiração, informações sobre cores, aviamentos, tecidos, elementos de estilo, etc.
  • Pesquisa Tecnológica - Procura os principais lançamentos de maquinários e técnicas que futuramente poderão ser aplicadas a confecção.
  • Pesquisa de Vocações Regionais - Pesquisa de materiais e técnicas alternativas conforme a disponibilidade de insumos ou de mão-de-obra.
  • Pesquisa de Tema de Coleção - A partir da inspiração escolhida reúne um acervo de informações que possam ser usadas criativamente no desenvolvimento da coleção.

A melhor forma de dar um up grade na formação de um profissional de moda é mergulhar no coração de onde tudo começou: a Europa. Porém o profissional da moda, além de fazer muita pesquisa  é preciso ficar atento em tudo que acontece nos vários segmentos da sociedade. além de todas os meios de pesquisa que existem neste mundo globalizado, ainda existem os cadernos de moda ou bureaux style, são eles que estabelecem as diretrizes para a próxima estação definindo os quatros pilares que determinarão a moda em todo o mundo: silhueta, tecido, cores e texturas. Por tudo isso que foi dito acima é preciso que a empresa e o estilista estejam ligados em tudo que acontece envolvendo não só a moda, mais o mundo todo. A pesquisa de moda é um meio muito importante de se obter informações e ter sucesso. 



Referências
TREPTOW, Doris. Inventando moda: Planejamento de coleção. 3º edição . Brusque: S.e,

2005.
Costura Perfeita - Ano XIII Nº 65 - Janeiro/Fevereiro 2012
Pin It

3 comentários:

  1. Oi Tamires, passando para lhe fazer uma visita,ver as novidades e dizer que tem um mimo para vc la no meu blog.
    http://raiosdealegria.blogspot.com.br/2012/10/fofura-de-selinho.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tb gosto de moda, mas ando tão desanimada..rs..
    Adorei seu post, cheio de novidades.

    bj

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos!