7.3.15

A princesa e o mar de rosas

Olá Queridos! Gostaram do primeiro post “Meu Quarto...Meu Mundo!”? (Para aqueles que não viram aqui está o link: http://www.belezaaemfoco.com/2015/02/meu-quartomeu-mundo.html). Acredito que foi o primeiro de muitos. A repercussão positiva nos surpreendeu e incentivou a continuar preparando os conteúdos com muito carinho. Muito obrigada a todos por isso. Uma das coisas mais incríveis em ser arquiteta e urbanista é o de trabalhar com sonhos a longo prazo, ou seja, o usuário irá usufruir do ambiente por muito tempo e as vezes sem mudar um detalhe se quer por anos. O investimento financeiro é considerável e tudo precisa ser perfeito, sem esquecer das necessidades estéticas e funcionais.

Imagem 01: Vista de Acesso ao Dormitório
Fonte: Daniela Farias Fotografia

Imagem 02: Vista Geral Dormitório
Fonte: Daniela Farias Fotografia

Dizem que nossos primeiros clientes são familiares e comigo não foi diferente, esse foi o primeiro quarto projetado e executado da minha carreira. Pertence a alguém que amo demais: A minha prima Aninha! Mas não subestimem pelo apelido fofo e de conotação infantil, pois ela é uma mulher linda e bem resolvida, alguém que devo muito porque incomodei demais quando pequena! (Só para ter noção eu tinha uma casinha de bonecas e ela não, eu bagunçava durante a semana para ela arrumar tudinho no final de semana... Eita isso que é amor!)

Foi uma delícia projetar esse dormitório, ouso denomina-lo como “Mar de Rosas”, não só pela cor mas pelo prazer em cuidar de cada detalhe... Entretanto como todo mar tem ondas inquietas, o processo de criação rendeu alguns desafios:

 Imagem 03: Vista Almofadas
Fonte: Daniela Farias Fotografia

1º Como não misturar meu gosto pessoal com o da cliente? - Quem acompanhou a postagem passada pode perceber que gosto de cores intensas e contrastes, enquanto nesse projeto especificamente as cores são sutis, doces e claras.

2º Perfil da Cliente:  Aninha é uma princesa linda, adulta, de personalidade forte e apaixonada por rosa, mas como projetar um dormitório rosa sem que pareça de bebê, criança ou adolescente?

3º Casa de Madeira: Sem preconceito amo casas de madeira, mas naturalmente possuem limitações como as linhas de pé direito, barra horizontal ou paredes irregulares.

4º Espaço Compacto: Já estamos experts em distribuição de espaços compactos (Cada um que nos aparece!), mas imagina quando ouvimos que além de cor rosa precisava ter cama de casal, roupeiro grande, painel de tv e escrivaninha? 

Imagem 04: Vista Geral do Dormitório
Fonte: Daniela Farias Fotografia

Oh! Nobre Larissa... Ajude-me com sua sabedoria, como posso realizar meu desejo de cobrir as paredes do meu aposento com um belo papel...? – Lamentou a linda princesa defronte ao seu castelo real, percebendo que o mesmo era de madeira. Brincadeiras à parte queridos e vamos ao que interessa! Sugerimos que as paredes de madeira fossem revestidas com mdf para corrigir as que estavam fora do prumo e cobrir a estrutura da madeira, mas houve consequências, perdemos quase 3 a 7 centímetros em cada lado. Pergunto: Valeu apena abrir mão de espaço de onde não há? Sim! Pois ganhamos o efeito estético desejado e resolvemos a distribuição com marcenaria sob medida.
Santa Marcenaria! O forro de madeira foi pintado de branco e o piso de madeira já estava coberto por decorflex, não houve necessidade de alterações.

- Roupeiro: Não havia parede livre para colocar uma cama de casal e um roupeiro grande, com espaço ergonômico de passagem e escrivaninha. Por isso decidimos dividir em 2 roupeiros:

O primeiro roupeiro com cabideiro, gaveteiro e calceiro posicionamos na frente da porta de acesso, com as dimensões de 1,20 m de largura x 0,65 m de profundidade e 2,40 m de altura, possui duas portas de abrir espelhadas. Para não ficar um paredão quando entrar no ambiente, optamos pela colocação de nichos com espelhos, para humanizar criando uma espécie de hall e quebrando o efeito de parede.  Santo Antônio Casamenteiro é quem recebe os convidados, algum príncipe se habilita?




Imagem 05: Vistas Roupeiro
Fonte: Daniela Farias Fotografia

O segundo roupeiro com prateleiras nasceu a partir do espaço que sobrou da cama de casal, ou seja, 0,60 cm de profundidade e 1,45 m de largura, com duas portas de correr. O espaço entre a altura da cabeceira e o piso aparentemente foi descartado, entretanto esse espaço é oco e as prateleiras internas são móveis, se tornando nosso primeiro depósito para guardar malas de viagem.

Imagem 06: Roupeiro sobre a Cama
Fonte: Daniela Farias Fotografia

- Escrivaninha: As Prateleiras e bancada da escrivaninha nasceram da lateral do segundo roupeiro, quebrando o efeito de paredão da mesma forma que o primeiro roupeiro só que com estratégia diferente. O tampo em vidro com película branca auxilia para limpeza. Reparem que a tonalidade dos madeirados utilizados são bem discretos em amarelado e branco. Essa era a única parede em alvenaria e não hesitamos em aplicar papel de parede, a cliente optou por um listrado bem fininho branco com rosa pink, ficou super meigo e só intensificou o efeito da decoração romântica. A cadeira incolor é uma excelente peça para qualquer tipo de ambiente, pois não disputada com o restante da decoração, exceto em ambientes rústicos devido ao estilo e não a tonalidade.



 Imagem 07: Imagens Escrivaninha
Fonte: Daniela Farias Fotografia

- Cama: Esse estilo de cama “sofazão” deu tão certo que copiei para meu quarto. A cabeceira continua em três extremidades sendo a parte debaixo da janela prolongada até o final onde bate em um pé direito de madeira revestido por mdf branco. A sapateira debaixo da cama foi um sucesso! Muitas pessoas aprovaram e desejam copiar, pois copiem, é útil e só temos a ganhar. Embaixo do colchão há o segundo depósito para armazenar itens que geralmente ocupam espaço e quase nunca são usados.


Imagem 08: Imagens Sapateira
Fonte: Daniela Farias Fotografia

A parede de fundos da cama foi revestida com mdf e está a 7 centímetros de distância da parede. Para não ignorar esse espaço, fizemos os 3 nichos embutidos na parede possibilitando-o ser mais profundo. Gostaram do efeito do led nos nichos?



Imagem 09: Imagens Cama e Nichos
Fonte: Daniela Farias Fotografia

Quando escolhemos esse papel de parede sabíamos que tínhamos encontrado o tipo ideal para o ambiente, a tonalidade rosa clara não seria agressiva a composição e ressaltaria o romantismo, os detalhes em arabesco marrom possuem efeito furta-cor que ao movimento muda de intensidade.

Quanto amor com essas almofadas rosadas! Amei a delicadeza de cada uma delas, pois podemos variar o tipo de tecido e tonalidade para propor um ambiente despojado.


Imagem 10: Almofadas
Fonte: Daniela Farias Fotografia

- Paredes:  As demais paredes foram revestidas com mdf com ou sem negativos. Reparem nas imagens anteriores as vistas da janela, rodapé e roda teto também em mdf.

- Painel de TV:  Sem dúvida é super confortável assistir um filminho no aconchego do nosso cantinho, para isso elegemos uma “parede de serviço” com TV e afins, bem como o ar condicionado.

 Imagem 11: Painel de TV
Fonte: Daniela Farias Fotografia

Para dar caráter adulto apostamos em peças ousadas como as bonecas do tipo banhista e a de lingerie.
Elementos em provençal, arame, perolados, detalhes em dourado e pedraria ressaltam o lado feminino e romântico da Aninha. A colcha florida possui leitura sutil e deixa o ambiente leve para receber as almofadas com tonalidades intensas. O tapete apostamos no marrom, sendo a melhor escolha para ressaltar o piso e não agredir a composição, pois o rosa reina nesse ambiente.

Confira abaixo mais detalhes de pertinho:












Então é isso pessoal.
Finalizamos mais uma matéria.

Desde já agradeço a vocês por estarem acompanhando essa “brincadeira” que levamos a sério e aos meus queridos colaboradores que sem eles não conseguiria botar em pratica tantas ideias:

Projeto: Ambientálize Arquitetura 

Execução Mobiliário: Kari Móveis 

Imagens: Daniela Farias Fotografia 

Peças de Decoração : Conceito In Decor:

                Obrigada por tudo, Deus abençoe e supra cada uma das necessidades de vocês e até sábado que vem! Abraço forte a todos.

    Por: Arqª e Urbª Larissa Cardoso.

Pin It

7 comentários:

  1. Cara que sonho ter um quarto assim! Sonhos e mais sonhos ...
    Dê dicas de como decorar lugares pequenos , mas não tãaao pequenos assim kk médios no máximo u-ú
    Beijos e ameeeeeei <3 <3

    www.batom-veermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Me perdoe não responder antes!

      Darei sim :)

      Fique acompanhando as postagens e em breve selecionaremos um ambiente.

      Abraços forte e Deus abençoe :)

      Excluir
  2. feliz dia internacional da mulher, para todas as mulheres lindas e maravilhosas que somos.
    bazarchiquedebonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente que amor de quarto *-* quanta delicadeza, parabéns!!

    bjss
    http://ficoulinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor!

      Continue acompanhando as publicações :)

      Abraço bemmmm gostoso.

      Deus abençoe

      Excluir
  4. Nossa, ficou muito lindo e funcional esse quarto. Você esta de parabéns!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada florzinha!

      Que Deus te abençoe e continue acompanhando as publicações.

      Beijinhosss :)

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos!