4.3.15

Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne

Ao comprar um perfume, você já deve ter se perguntado o que é Parfum e Eau de Parfum e porque em algumas embalagens está escrito Eau de Toilette ou de Cologne. O que é tudo isso? Seria tudo perfume?
.
Mas o que são perfumes? O princípio básico parte de que os perfumes são criados da mistura de água, solvente (normalmente álcool) e a essência ou óleo. A proporção existente entre a quantidade de essência em relação a quantidade de água e ao solvente está a diferença entre Eau de Parfum, Toilette e Cologne. Quanto mais óleo da essência, mais será um Eau de Parfum, quanto menos será Eau de Cologne e entre os dois está Eau de Toilette. E ainda há uma outra classificação que é só chamada de Parfum, que tem ainda mais concentração que o Eau de Parfum.
.
Antigamente tudo era chamado de Parfum, por isso quase todas as pessoas ainda hoje chamam tudo de Perfume sendo que algumas nunca usaram um perfume verdadeiro e sim Eau de Toilette ou Cologne. O desenvolvimento da indústria de perfumes e cientistas criaram as escalas de composições para atender os mais diversos gostos e por isso as classes diferenciais foram criadas. Para escolher um perfume portanto, não basta conhecer as famílias olfativas, muitas vezes o que perguntamos é se é amadeirado, ou se é cítrico, ou se é floral mas poderiamos comprar algo melhor que um Eau de Cologne por exemplo. Vamos ver separadamente o que é o Parfum e o que são os Eau de Parfum, Toilette e Cologne:
.
PARFUM
.
Recomendado para climas frios, o Parfum (Perfume) é conhecido internacionalmente como extrato de perfume, o mais puro, original, mais sofisticado. Tem em sua composição de 15% até 40% de essência. Por possuir ais essência, sua fixação chega em média 7h, por isso também são mais caros e mais raros nas lojas físicas. Em alguns casos, raros perfumes nem usam água na composição. O que influencia a fixação de um perfume é o tipo de pele, temperatura, suor. Por isso algumas pessoas ficam mais e menos tempo com o cheiro, para quem perde rapidamente a essência mesmo usando um bom Eau de Parfum o ideal é usar um Parfum. O correto é usar pouco e em pontos estratégicos, como punhos, cotovelos, pescoço, atrás das orelhas e peito, onde o corpo é mais quente e permite exalar o aroma.
.
EAU DE PARFUM
.
O Eau de Parfum têm na composição de 10% a 15% de essência e podem durar na pele em média até 4 horas. Não são tão fortes quanto os Parfum mas ainda são considerados fortes e encorpados, devem ser usados com cuidado assim como os Parfum. Algumas pessoas utilizam nas roupas e cabelo, mas não é recomendado pois podem causar danos. Assim como o Parfum são recomendados para climas frios.
.
EAU DE TOILETTE
.
O Eau de Toilette são aquelas fragrâncias que tem de 5% a 10% de essência nas suas composições. Em média, dura até 3 horas sobre a pele. É recomendado e é o mais utilizado no Brasil, pois é para regiões tropicais e por isso são os mais encontrados nas lojas. Por terem menos concentração de essência podem ser usadas mais vezes ao dia, por ter uma curta duração na pele. Por isso as indústrias vendem em miniaturas e até roll-on, para serem carregados na bolsa.

.
EAU DE COLOGNE
.
Eau de Cologne são ideais para os climas de extremo calor e tem fragrâncias com essência de 2% a 5%. O nome Cologne veio de um perfume de mesmo nome lançado em 1709, por Johann Farina, que utilizou o nome da cidade onde foi criado para batizá-lo: Cologne, Alemanha. Depois, o nome do perfume foi utilizado como referência a classe hoje chamada Eau de Cologne. Também são conhecidos como Eau Fraiche ou Fresh Water, mas só os femininos e têm menos de 3% de essência. Podem ser usados em abundância, pois duram até 2h.
.-----

Dica de Filme: Perfume

Música do Dia: Gotan Project - Perfume (https://www.youtube.com/watch?v=4bIrrRxeeeM)
Pin It

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!