11/04/2015

A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece!

postado por Larissa Cardoso de Souza

Olá Queridos!

A vida nos prepara tantas surpresas e caminhos que em muitos momentos não nos damos conta de que pessoas e situações são sementinhas que plantamos ao longo de um jardim particular e a forma com que regamos, podamos e adubamos a terra irá determinar a qualidade e beleza do jardim... Assim como qualquer área de nossas vidas, então bem-vindos ao livre arbítrio!

O post de hoje fala de uma dessas sementes que chegou de mansinho plantada em um projeto de Dormitório de Solteiro, frutificando em um novo desafio e nos ensinando que um projeto aprovado vale mais que panfletos aleatórios!

Lembro direitinho o frio na barriga quando recebemos o telefonema solicitando um novo orçamento, o susto quando levamos ao saber que seria uma loja, algo novo que nunca havíamos projetado. Recém formados são assim mesmo, quem olha guerreiros de armadura brilhante mas por dentro um aglomerado de borboletas esvoaçantes dançando ao vento. 

Imagem 01: Letreiro Fachada Loja Morena Raiz
Fonte: Daniela Farias Fotografia

Era inverno, meados de 2013, friozinho, gorro, cachecol, bota, casacão...Eita delicia e pela primeira vez mergulhamos no universo da moda ou melhor, na criação de espaços para expor moda. Ao nos deparamos com o mundo “Morena Raiz” descobrimos que vai além de roupas, mas de looks para inspirar mulheres de atitude, acesse ai: www.morenaraiz.com.br, assim descobrimos uma infinidade de tecidos, cores, estampas e a visão por um novo ângulo a clássica frase “O jeito feminino de ser”.

Imagem 02: Looks inverno 2015 - Loja Morena Raiz
Fonte: Morena Raiz - Oficinas

A Loja Morena Raiz projetada por nós da equipe Ambientálize Arquitetura está localizada na Avenida Altamiro Guimarães no bairro Oficinas em Tubarão/SC caso queiram conferir de pertinho, mas há as filiais no Shopping Unisul – Tubarão/SC e no Shopping Tac – Criciúma/SC. A primeira impressão ao nos depararmos com a sala comercial foi a delícia de possuir formado de fachada, ou seja, desenho arquitetônico diferenciado que nos permitiu apenas realça-lo.

Imagem 03: Sala Comercial antes da instalação da Loja Morena Raiz
Fonte: Google Earth – Imagem Satélite

O resultado foi dividir por marcações o as três funções com maior destaque, vitrine com volume avançado acesso principal com vitrine e carga e descarga.
Com uma nova demão de tinta branca e a retirada do letreiro do estabelecimento anterior, apagaram qualquer vestígio de antigos usos. Tinta marrom clara sobre o volume avançado do lado esquerdo na imagem abaixo destaca a vitrine principal com jardim externo.

Apesar de estarem no mesmo nível a marcação do acesso para carga e descarga com deck de eucalipto pintado na cor imbuia parece avançar também. O acesso a entrada principal e proteção da vitrine lateral foi desenvolvido com estrutura metálica coberto por chapas de ACM preto fosco. 

Gostamos muito de trabalhar com ACM pois é um material leve com opções de cores e sem limitações de formato, pesquise ai se impressione ao descobrir que a maioria dos grandes galpões para lojas, revendas e entre outros espaços comerciais são revestidos com esse material.
O degrau de acesso também é de deck de madeira, mas a coroando da Loja Morena Raiz de Oficinas fica por conta do letreiro bronze com iluminação indireta, encantando a noite.



Imagem 04: Vista Fachada Loja Morena Raiz
Fonte: Daniela Farias Fotografia

Foi um pouco trabalhoso a definição do layout pois o objetivo era possuir visão ampla de qualquer ângulo da loja e ao mesmo tempo convidativo estimulando a aproximação do cliente. Por isso estabelecemos seis funções fixas:  mesa de atendimento, caixa, provador, sapatos, vitrines e expositores:
1 – Mesa de Atendimento: Com o objetivo de ser o centro das atenções posicionamos literalmente no centro da loja, por ser robusta possui seis gavetas para exposição de acessórios como brincos, colares e pulseira, além de exercer sua principal função de apoio para mercadorias durante o atendimento ao cliente. Reparem no pendente central de tecido marrom cortado a laser e cristais. Gostaram?





Imagem 05: Vista Mesa Central
Fonte: Daniela Farias Fotografia

2 – Caixa: O caixa virou nosso “xodozinho”, possui corpo e presença devido as pastilhas de vidro e espelho coladas sobre mdf, o letreiro central é do mesmo material que o externo, só que dessa vez fixo sobre vidro pediculado branco iluminado internamente.
Quem está no caixa possui visibilidade de tudo o que ocorre no interior da loja, o espaço de serviço e mesa de apoio ao cliente com água, lixeira, tv, extintor e ar condicionado fica ao lado do acesso ao caixa, enquanto os expositores de óculos, cintos e outros acessórios pequenos fica na outra lateral do caixa. 



Imagem 06: Vista Externa e Interna do Caixa
Fonte: Daniela Farias Fotografia

Os padrões de mdf foram escolhidos a dedo para compor a linguagem descolada e chique proporcionando contraste de claro e escuro, bem como o madeirado para equilibrar a composição: A cor marrom simula couro e é o Cromo Leather da Formica, a tonalidade branca possui veios de madeira e é nomeado como Branco Larissa da Fibraplac (amo esse não sei porque) e a Madeirada é o Vintage da Masisa.
Reparem também que os pendentes da mesa e arandelas possuem as mesas características que o da mesa central.


 Imagem 07: Vista do Caixa
Fonte: Daniela Farias Fotografia

3 – Sapatos: Localiza-se pertinho do provador, bem como de lenços e afins para facilitar a composição do look. Criamos uma caixa com marcação expressiva em espelho bronze, prateleiras de vidro e no centro nichos iluminados com bordas em moldura clássica. O tecido de onça que reveste o pufe central em capitonê foi certeiro desde o início a cliente sabia o que queria e “onça” ou o famoso tecido “tigresinha” era uma delas. O tapete é de couro de boi sob medida. Gostam dessa mistura animal print?



Imagem 08: Expositor de Sapatos e Lenços
Fonte: Daniela Farias Fotografia

4 – Provadores: Os Provadores são amplos e com espaço de espera íntimo, as cortinas são pretas e tapetes marrom felpudos. A parede externa do mesmo serve como apoio para expositores. Gostam?






Imagem 09: Provador
Fonte: Daniela Farias Fotografia

5 – Expositores: Os expositores foram projetados com jogo de volumes proporcionando movimento e dinamismo a loja expondo os produtos com clareza sem carregaram a visão. Araras, molduras, prateleiras, nichos e espelhos são distribuídos pelos espaços. Gostaram?









Imagem 09: Expositores
Fonte: Daniela Farias Fotografia

6 – Vitrines: Uma boa vitrine é o carro chefe de qualquer negócio e a loja Morena Raiz tem caprichado nas exposições! A principal necessidade era isolar o sol do final de tarde que invade intensamente o estabelecimento, com isso isolamos propositalmente com paredes de mdf em que acima vimos como expositores. Elevamos 0,10 cm demarcando o espaço, mas em si as estratégias utilizadas são simples, as belezas estão nos móveis com linguagem clássica com o ferro retorcido e molduras em tonalidade dourada. 









Imagem 10: Provadores
Fonte: Daniela Farias Fotografia


Cada detalhe foi pensado junto com os clientes, lembro que saíamos para escolher vasos, tapetes, tecidos, até mesmo a cor dos manequins e plantas na floreira frontal. Foi corrido mas AMAMOS o resultado final. E vocês?
Bom pessoal agradeço de coração por vocês estarem acompanhando nosso trabalho, é extremamente gratificante para nós estamos juntos com vocês nessa fase, pois é para vocês que preparamos com muito carinho esse post.
Fique com Deus e até semana que vem.
Excelente semana.
Fui J


Projeto: Ambientálize Arquitetura – Capivari de Baixo/SC

Execução: Kari Móveis – Tubarão/SC

Imagens: Daniela Farias Fotografia – Capivari de Baixo/SC


Arqª e Urbª Larissa Cardoso
CAU A73611-2
@agradecida.larissa




2 comentários:

  1. Parabéns Larissa!!! Perfeito seu trabalho, Deus está no controle e você vai longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Valeu Greycinha :) Suas palavras são muito importante! Estou doida pra ver o seu :)

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...