12.5.15

Como manter uma boa postura?

As dificuldades para se ter uma boa postura são: Conseguir sustentá-la adequadamente um longo período e saber identificar se está realmente adequada.


Nossa coluna possui 4 curvaturas que são fisiológicas, as côncavas chamadas de lordose e as convexas de cifose, sendo essas importantes garantir uma distribuição de carga adequada entre as estruturas, sem sobrecarregar pontos específicos. O problema é quando uma dessas curvaturas está retificada ou aumentada, que é o caso da tão falada hiperlordose. Você já parou para analisar suas curvaturas no espelho?



O alongamento axial usa a musculatura de forma mais ativa para manter uma postura adequada e gerar melhor distribuição de carga entre as estruturas, este utilizado no Pilates.

Para isso, no Pilates utilizamos os estímulos de "crescer a coluna em direção ao teto", criar espaços de ar entre as vértebras e imaginar um fio no topo de sua cabeça puxando em direção ao teto.



Portanto, ai vai a dica para uma boa postura: Imaginar um fio no topo da cabeça puxando, sem curvar para trás, sem empinar o nariz e sem desperdiçar energia. Leve isso como um hábito para sua vida. Crie uma rotina saudável. Nada se é conquistado facilmente mas daqui um tempo estará mantendo uma boa postura sem esforço e sem nem mesmo perceber! 

Aí vão algumas dicas de hábitos diários que as vezes passam despercebidos e você pode estar corrigindo:

Sempre que estiver deitado e decidir levantar, vire de lado e apoie os membros superiores para fazer isso, assim diminui a pressão sofrida pela coluna ao levantar de maneiras incorretas.



No ambiente de trabalho, usando computador ERRADO X CERTO:



Alguns Hábitos Diários:

Bons Hábitos Pessoal!!!!!




Fisioterapeuta Dra. Camila G Possamai
CREFITO10 187572-F
Pin It

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!