10/09/2015

Intolerância à lactose

postado por Débora Cristina Teixeira

Olá pessoal!!! Hoje no Nutrição em Ação vamos falar sobre um assunto que acomete boa parte da população e muitas vezes não são identificados para melhores tratamentos.

Então vamos lá... 

Você sabe o que é intolerância à lactose? 
Notícias ao Minuto

A intolerância à lactose é uma condição caracterizada pela dificuldade em digerir a lactose, açúcar presente no leite e em seus derivados.  Algumas pessoas, por motivos desconhecidos, apresentam deficiência de lactase, enzima necessária para a digestão da lactose, o que leva a desenvolver a intolerância aos laticínios.

 A lactose é o açúcar presente no leite e em seus derivados. Ela é formada por glicose e galactose, substâncias que o organismo não consegue absorver sem a ajuda da lactase, que é a enzima responsável por quebrar a lactose em porções menores para que seja aproveitada pelo corpo, sem causar prejuízos.

 A digestão da lactose pelo organismo acontece no intestino delgado. Entretanto, nas pessoas que apresentam deficiência da lactase, os produtos lácteos vão direto para o cólon, parte do intestino grosso, sem a digestão da lactose.



Com isso, a substância é convertida em gordura, gás carbônico e hidrogênio pelas bactérias da flora intestinal, produzindo um processo de fermentação no intestino. É essa etapa da digestão dos produtos lácteos que causa os sintomas da intolerância à lactose.

Segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, mais de 40% da população brasileira tem algum tipo de intolerância aos produtos lácteos. Os mamíferos apresentam uma queda natural na produção de lactase, depois que são desmamados.

Sinais e Sintomas

Inchaço do abdômen (barriga), gases, diarréia ou fezes amolecidas, aumento da acidez das fezes e como consequência assaduras na região anal, sensação de indigestão, desnutrição em casos de má absorção intestinal pode-se classificar como alguns sinais e sintomas.

Vale lembrar que os sintomas variam de intensidade e de pessoa para pessoa, uma vez que tudo vai depender da quantidade de lactose ingerida e da quantidade da enzima lactase deficiente.

O tratamento parece ser simples, ou seja, basta retirar da alimentação os produtos lácteos, incluindo o leite. Porém é justamente por meio da ingestão dos laticínios que obtemos o cálcio, mineral essencial para a formação e fortalecimentos dos ossos e dos dentes, funcionamento da função cardíaca, contração muscular, coagulação do sangue, entre outras funções.


Portanto, a restrição aos produtos lácteos é importante, porém é necessário investir em outros alimentos para repor o cálcio ou até usar, com prescrição médica, uma suplementação de cálcio.
Além da dieta restritiva, já existem suplementos de lactase, que devem ser ingeridos juntamente com o produto lácteo. Entretanto, são caros e necessitam de um período de adaptação do corpo. Só devem ser usados com prescrição médica.

Dicas

Pessoas com intolerância à lactose devem ficar atentas aos rótulos de todos os produtos industrializados (bolos, bolachas, molhos, etc.) e em alimentos preparados de forma caseira, que contenham leite, queijos, manteiga, creme de leite, requeijão e todos os tipos de laticínio, ou em outros termos, como soro do leite ou caseína. Outra dica importante é ficar de olho nos medicamentos, leia a bula para saber se eles contêm lactose.

 No mercado brasileiro existem vários produtos sem lactose. Para substituir o leite de vaca é possível usar o leite de soja, de arroz ou ainda formulações de leite com baixa lactose. É válido caprichar na dieta, consumindo frutas, verduras, legumes e outros alimentos ricos em cálcio, como:

 – tofu
– espinafre e vegetais verde-escuros em geral
– oleaginosas como a amêndoa
– ovos
– frutas em geral
– sardinha
– semente de gergelim
– salsinha
– grão-de-bico
– feijão

– frutos do mar como o siri e o caranguejo


É isso ai pessoal, a intolerância a lactose é algo que precisa ser observado para pode usufruir dos cuidados necessários. Qualquer dúvida deixe um recado aqui para a gente.

Beijinhos! Débora


1 comentários:

  1. muito bom saber disso minha filha começou a ficar intolerante a lactose ficou por um tempo sem consumir agora está voltando mais permanecemos o leite sem lactose mais ela ñ pode usar muito pois começa a ter crise de tosse
    linda convido vc a vim conhecer um pouco da Plasvale e meus recebidos e deixe seu recadinho que vou amar bjoss...
    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/2015/09/recebidos-plasvale.html

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...